sábado, 17 de janeiro de 2009

Ferris Bueller's Day Off

Clássico incontestável dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado, ainda hoje é reverenciado por toda um geração que passou os anos 80 e 90 assistindo a Sessão da Tarde. Como diria o blog de onde chupinhei o post de hoje, o filme é o Cidadão Kane do gênero teen.

Um breve antes e depois do elenco e diretor:


Matthew Broderick - Ferris Bueller
Ele até que não se deu mal. Tem uma carreira cinematográfica estável, participou de ótimos filmes como Eleição, Os Produtores e A Lente do Amor, entre bombas como Godzilla e O Pentelho, que também é o pior filme do Jim Carrey. Curiosidade: já foi noivo de Jennifer Grey, sua irmã em Curtindo a Vida Adoidado. Hoje é bem conhecido por ser o marido de Sarah Jessica Parker, essa sim se deu bem.


Alan Ruck - Cameron Frye
O amigo de Ferris, o eterno coadjuvante, o grande Alan Ruck, pôde ser visto como coadjuvante em diversos filmes e seriados, naqueles papéis de um ou dois episódios. Teve uma projeção maior em um papel fixo na série Spin City, sucesso entre 1996 e 2002. Curiosidade: ele tinha 29 anos quando viveu Cameron em Curtindo a Vida Adoidado.


Mia Sara - Sloane Peterson
Continua atuando, mas ninguém percebeu. Fez diversas produções pequenas, filmes para TV e partipações em seriados. Sua última aparição de destaque foi em Birds Of Prey, que não chegou a ter uma temporada completa.


Jeffrey Jones - Ed Rooney
Tem uma carreira de sucesso vivendo sempre o mesmo papel. Diversos filmes no currículo, como Os Fantasmas Se Divertem e O Pequeno Stuart Little, além de um papel na aclamada série Deadwood. Porém o que mais impressiona, e assusta, é sua prisão por pedofilia em 2002. Segundo site do Estadão, Jones foi incriminado por ter contratado um garoto de 14 anos para posar para fotos de sexo explícito, além de posse de material de pornografia infantil. O ator foi solto sob fiança, assumiu a culpa e colaborou com a justiça americana.


Jennifer Grey - Jeanie Bueller
A irmã chata de Ferris teve seus dias de glória com Dirty Dancing e também já teve um nariz maior. Em entrevista ao Channel 5 (UK), Grey admite que a operação foi o maior erro de sua vida, pois não era mais reconhecida como a garota do de Dirty Dancing, mas como alguém apenas parecida com ela. Também faz participações na TV e já teve seu próprio seriado, It's Like, You Know, onde sua cirurgia era motivo de piada.


Charlie Sheen - garoto na delegacia
Papel pequeno no filme e, digamos, auto biográfico. Muitos filmes bons e ruins no currículo, um casamento fracassado com a garota selvagem Denise Richards e um grande hit na TV, o seriado Two And A Half Men. Também trabalhou com Alan Ruck em Spin City, nas últimas duas temporadas, substituindo Michael J. Fox.


Ben Stein - professor de Economia
Muitos papéis na TV, já teve alguns programas na Comedy Central e escritor com 16 livros publicados. Atualmente é o garoto propaganda do colírio Clear Eyes.


Kristy Swanson - Simone Adamley
No filme se você piscar, não dá pra perceber que ela estava nele. Na vida real aconteceu a mesma coisa. Foi a Buffy do filme fiasco e não do seriado sucesso, foi uma manequim de vitrine na continuação do filme Manequim e faz diversos trabalhos imperceptíveis na TV. Hoje em dia é garota propaganda da Medifast diet (???) e faz participação na série lésbica online 3Way. Ah, claro, foi a vencedora de Skating with Celebrities e posou nua para a Playboy em 2002.


Edie McClurg - Grace, a secretária
Carreira consolidada em diversos filmes e TV, trabalha até hoje em pequenos papéis. Participou de diversos filmes de John Hughes.


John Hughes
O grande diretor do gênero teen dos anos 80. No seu currículo aparecem O Clube dos Cinco, Ela Vai Ter Um Bebê, Gatinhas e Gatões e Mulher Nota 1000. Após Curly Sue, A Malandrinha, de 1991, Hughes deixou a direção e trabalha apenas como roteirista e produtor. No entanto, sua filmografia não é tão brilhante quanto os já citados filmes. Entre eles 5(!) Beethoven e 4(!) Esqueceram de Mim. Assina também sob o codinome de Edmond Dantes. Não é fotografado em público desde 2001.


play>> Britney Spears - Blackout e Circus

Um comentário:

André Mans disse...

eu gosto do 'pentelho'
;D