quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cultura inútil

Limpando meus e-mails antigos, achei esse aqui. Digno de Wikipedia. Serão verdades? Sei não...


1 - Na época do descobrimento do Brasil as telhas eram feitas de barro e o molde eram as coxas dos escravos. Alguns tinham a coxa fina outros mais grossa, então o telhado ficava disforme. Daí que surgiu a expressão "fazer nas coxas" .

2 - Na Itália o Antonio tinha uma padaria que não tinha muito movimento. Ele usou a criatividade para aumentar as vendas e misturou na massa nozes e passas. Tamanho foi o sucesso que a receita virou Pan do Toni ou Panetone.

3 - Aos domingos os espanhóis iam caçar e cozinhavam para as mulheres. Faziam arroz misturado com o fruto da caça ou pesca.. O prato era feito para ellas ou melhor .... paella. (e não paeja!)

4 - Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "O Killed" (zero mortos). Dai surgiu a expressão O.K. para indicar que tudo está bem.

5 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre "Pater Putatibus", abreviando em "P.P". Assim surgiu a idéia, nos países de colonização espanhola, de chamar os José de Pepe.

6 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da História: Espadas - Rei David (Israel), Trevo - Alexandre Magno (Grécia/Macedônia), Copas - Carlos Magno (Franca), Ouro - Julio César (Roma).

7 - Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígines australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia "Kan Ghu Ru", e portanto o adaptaram ao inglês, "kanguroo" (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer "não te entendo".

8 - A parte do México conhecida como Yucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, o índio respondeu "Yucatan". Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "não sou daqui".

9 - Antigamente, na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do Rei (a não ser que se tratasse de um membro da família real). Quando queriam fazer amor/dar uma/esquiar, tinham que pedir para o monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar na frente da porta de seu quarto enquanto tivessem relações. A placa dizia "Fornification Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra "fuck"!



"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se."
Soren Kierkegaard

play>> U2 - Gone

Nenhum comentário: