quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sina de mega-hit

Quantos artistas batalham e passam anos tentando se provar? Muitas músicas, nenhum hit. Por outro lado, existem outros que após lançarem um mega-hit, não conseguem mais se livrar da sina de serem reconhecidos apenas por ele. Esse é o caso dos 6 singles abaixo. Todos os artistas tiveram outros sucessos após estes, no entanto são eles que os marcaram, muitas vezes injustamente como one hit wonders. O que não é o caso de nenhum dos abaixo citados.

Natalie Imbruglia Torn
Foi com Torn que Natalie Imbruglia estourou no mundo inteiro. A música tocava o tempo inteiro, clip entre os mais pedidos da MTV e tudo mais. O segundo single do álbum de estreia, Wishing I Was There, teve um sucesso relativo e os seguintes viraram apenas singles da cantora de Torn. Este mês Natalie lançou seu quarto álbum de inéditas, Come To Life, provando que ainda tem muito o que mostrar e que o primeiro single foi só o começo.

The Cardigans Lovefool
A banda sueca apareceu para o mundo com Carnival, música mais que fofa do álbum Life, de 1995, segundo da banda. Mas foi com Lovefool, do álbum seguinte, que os suecos alcançaram sucesso mundial. Um clip sensacional, do tipo que só banda independente faz, foi lançado. No entanto, após a inserção da música na trilha do filme Romeo+Juliet, ganhou outro clip, bem mais mainstream. Não deu outra, virou hino pop. Por mais que tenha virado "a" música do Cardigans, muitas vezes é associada à cantora do single acima e à banda do single abaixo.

Sixpence None The Richer Kiss Me
De banda gospel para banda pop, foi um pulo. O Sixpence ficou super-hiper-ultra conhecido depois que Kiss Me entrou em trilhas como a do filme Ela É Demais e da série Dawson's Creek, entre outras. Assim como Lovefool é confundida como uma música deles, Kiss Me também é atribuída muitas vezes ao Cardigans. Não só o Cardigans! Fuçando por aí, muitos nomeam os arquivos de mp3 da música como Cranberries, Corrs e até Roxette! Mas não é. Depois do mega hit, o Sixpence None The Richer só emplacou covers.

Oasis Wonderwall
Caso de banda que emplacou muitos e muitos sucessos, mas que a associação direta ainda é a mesma, Wonderwall. Hino de shows, regravada por muitos e campeã absoluta de showzinhos "voz e violão". Inegável seu apelo pop. O Oasis pode ter acabado, mas Wonderwall não. Pode ligar o rádio em uma rádio rock (ou mesmo numa Alpha da vida) que você ouve ainda hoje.

Supergrass Alright
O mais chato de uma banda que contrói um hit, é quando elas resolvem negá-lo. Infelizmente é o caso do Supergrass e seu Alright, de 1995. A música foi incluída na trilha de As Patricinhas de Beverly Hills e massacrada após inclusão em comerciais de TV, como o da Intel. Por causa dessa super exposição, a banda não toca mais a música em seus shows. Nem mesmo em países que nunca estiveram antes, como foi o caso aqui do Brasil, em 2006.

Toni Braxton Un-break My Heart
A cantora que recentemente cancelou uma vinda ao Brasil, surgiu em 1993 com Breathe Again. Mas apenas três anos depois que chegou ao estrelato com Un-break My Heart, trilha da fossa de muita gente. Nunca mais conseguiu um sucesso tão estrondoso. Mesmo nas propagandas de seus shows que faria em São Paulo este ano, era anunciada como "a cantora de Un-break My Heart", mais de 10 anos após seu lançamento. Depois do sucesso da canção, outras cantoras surgiram e tomaram seu posto de diva do R&B, como Brandy, que também sumiu, e Aaliyah, que não teve tempo de brilhar.


play>> Natalie Imbruglia - Scars

2 comentários:

Daniel disse...

O que é unbreak my heart?

hperson disse...

hahahaha.. Quer mesmo a explicação?