sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cine Teen BR

Cinema já é uma coisa complicada no Brasil: pouco dinheiro, pouco público e síndrome de cinema de arte, por parte dos cineastas. Cinema para público jovem/teen, é coisa rara. Bom então... Nos anos 80 vários filmes fizeram sucesso nesse segmento: Menino do Rio, sua sequência Garota Dourada, Bete Balanço, Rock Estrela. Os anos 90 passaram desapercebidos neste segmento e os 2000 estão rendendo alguns bons frutos.


Houve Uma Vez Dois Verões (2002)
Primeiro longa de Jorge Furtado, diretor de O Homem Que Copiava e do excelente Saneamento Básico. O filme conta a velha história do menino que se apaixona pela menina-problema. Com poucos recursos e um bom roteiro nas mãos, Furtado cria momentos preciosos do universo adolescente, naquele limiar entre o ser criança e ser adulto. O protagonista André Arteche deixa um pouco a desejar, mas dá conta do recado. Já Ana Maria Mainieri, a Roza, rouba a cena. Trilha sonora sensacional, com o melhor do rock brasileiro alternativo.








Podecrer! (2007)
A história de Podecrer! se passa em 1981, embora seja bem atemporal. O filme mostra o cotidiano de um grupo de amigos em um colégio, tendo como pano de fundo o rock da geração 80 brasileira. Até Lulu Santos faz uma breve ponta como padre. O elenco tem um time de primeira, contando com Marcelo Adnet, Fernanda Paes Leme, Maria Flor, além de Erika Mader e Gregorio Duvivier, protagonistas do próximo filme.













Apenas o Fim (2008)
Realizado por alunos da PUC-Rio, totalmente independente, Apenas o Fim é um filme todo calcado no diálogo entre os dois protagonistas. É possível até afirmar que é o Antes do Amanhecer brasileiro. O filme é uma fantástica retrospectiva de um relacionamento que está terminando. Imagine uma longa DR, com momentos felizes, tristes e repleto de referências pop dos anos 90 e 2000. Imperdível!












À Deriva (2009)
Embora não seja um filme adolescente, À Deriva, terceiro longa de Heitor Dhalia (de Nina e O Cheiro do Ralo), mostra muito bem esse universo. A excelente estreante Laura Neiva, no papel de Filipa, passa por um processo de descobertas que fazem com que ela amadureça abruptamente. No meio da confusão da vida de seus pais, Filipa passa por momentos pessoais tão complicados e comuns a qualquer adolescente.











As Melhores Coisas do Mundo (2010)
Talvez o filme mais pop e atual de todos estes. Mais uma vez, é retratada uma turminha de colégio e suas desventuras rumo à vida adulta. O filme tem todos os toques de um grande filme teen: roteiro crível e bem construído, elenco excelente, temas atuais e universais, boa trilha sonora. Difícil não se ver em um dos personagens, lá no tempo da adolescência. As Melhores Coisas do Mundo ainda toca em importantes feridas da nossa sociedade, mas não quero fazer nenhum spoiler aqui.









Todos os filmes já foram lançados em DVD, exceto As Melhores Coisas do Mundo que está em cartaz nos cinemas.


play>> Tori Amos - Total Eclipse Of The Heart (live)

Nenhum comentário: