terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

+ 90, worldwide

Partindo da ideia do post anterior, onde passeamos por 10 clips brasileiros dos anos 90, vamos aos 10 eleitos internacionais. Mais uma vez a lista é aleatória, sem ordem de preferência e muito menos compromisso em ser imparcial. É parcial mesmo, é o que me apetece. Mas não deixe de comentar o que faltou pra você. Enjoy it!

Banderas This Is Your Life
As carequinhas que até hoje não sei se são irmãs, amigas, namoradas ou nenhuma das anteriores. Essa música tem a melhor letra da década de 90. Don't let this world capture your heart. Foda.




Ace Of Base The Sign
O pop dançante mundial mudou quando esses suecos trouxeram uma mistura de pop, reggae e sabe-se lá mais o que. Foram muito copiados e até hoje certa Gaga bebe da mesma fonte.




Roxette Joyride
Eles podem ter surgido nos anos 80, mas viraram realeza pop nos 90. Joyride foi o pontapé inicial, que impulsionou uma turnê mundial que passou pelo Brasil em 1992.



Nirvana Lithium
No início da década, o rock, mais especificamente o grunge, destruiu o pop. Nirvana foi o grande responsável. Se na época nós, que amamos pop, ficamos ressentidos, hoje é perceptível o quanto essa leva de bandas foi importante para toda uma geração. Lithium é a melhor amostra desta fase.



Ugly Kid Joe Everything About You
Se o grunge era uma revolução, havia também espaço para a brincadeira. O Ugly Kid Joe só tirou sarro e trouxe bobagens como essa Everything About You. Divertido.



Nicki French Total Eclipse Of The Heart
Lá no meio da década, a rádio Jovem Pan FM lançou o programa e coleção de CDs “As 7 Melhores”. Foi um estouro e um retorno triunfal da dance music. Nicki French era uma das divas, com seu repertório repleto de regravações.



Madonna Vogue
Mas ninguém nunca foi tão diva quanto Madonna. Vogue foi seu primeiro trabalho na década e virou clip referência de gerações. Nos 90’s Madonna também passou por sua fase CD Erotica + livro Sex + turnê Girlie Show. Saudades da Madonna puta.



Jesus Jones Right Here Right Now
Também foi época de moleque brincar com computador. EMF estourou com Unbelievable, enquanto Jesus Jones trouxe esse pequeno clássico.



C+C Music Factory Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)
Uma característica da dance music dos anos 90 foi a junção de rap e uma voz de negona no refrão. Gonna Make You Sweat foi hino. Ainda é.



Deee-Lite Groove Is In The Heart
Last but not least, o único grande sucesso do Deee-Lite. Groove Is In The Heart, por ter influências funk, disco e soul, virou uma daquelas músicas atemporais, que tocam até hoje sem soarem datadas. Minha música #1. Ever.




play>> Banderas – This Is Your Life

2 comentários:

Jefferson Pazini disse...

Eu já sabia que teríamos Deee Lite, Ace of Base, Roxete e Madonna. Todos que eu tb concordo com as músicas fundamentais selecionadas. Gostei da inclusão do C+ C e me surpreendi com a falta de Michael Jackson (Black or White) e a presença do Nirvana (que eu não gosto). Entre mortos e feridos, salvam-se quase todos. Parabéns amigo!!!

Denis disse...

Michael foi mesmo uma boa lembrança...rs. Anyway, ótimo post!