segunda-feira, 16 de março de 2009

Fim da comunidade Discografias no Orkut


Depois de muitas ameaças da APCM (Associação Anti Pirataria Cinema e Música), chegou ao fim a melhor comunidade do Orkut, a Discografias. Nela os usuários buscavam álbuns inteiros e raridades de artistas de todos os estilos imagináveis, de Beatles a Mara Maravilha. Deixando mais de 920 mil órfãos, o encerramento da comunidade não combate em nada a pirataria, até porque esta não tinha fins lucrativos. Pirataria, no meu ponto de vista, é quando você paga ou recebe por material de terceiros. Derrubar essa comunidade foi muito fácil, pois era de fácil acesso. Agora o difícil será derrubar os blogs, torrents, rapidshares e megauploads da vida. O fato é que o download gratuito não vai acabar, pelo contrário, ganha força a cada dia.

Lá fora artistas se mobilizam contra uma proposta de lei que quer tornar crime o ato de baixar músicas na internet. Maiores detalhes no site da Folha.

Ainda é muito complicado definir como comercializar música hoje em dia. Os CDs estão virando itens de colecionador, assim como já são os LPs. Poucas pessoas compram música, eu sou uma delas, mas não conheço muitos como eu. Hoje em dia os artistas precisam se manter com shows e não apenas com vendagens. Nessa quem sai perdendo são as gravadoras que, como já mostrou o Radiohead, tornaram-se dispensáveis. Por isso estão ficando desesperadas e tomando atitudes como este cerco em cima da Discografias, que fica na saudade.

play>> hoje está no mudo

2 comentários:

Anônimo disse...

TO!!!!!
Eu posso escrever palavrão aqui????
PQP...VSF!!!!
Eu baixei coisas no domingo por essa comunidade...
Malditos!!!!!
To de papete rosa!!!
Mas a gente acha outro lugar né
inconformada totally...

André Mans disse...

sacanagem mesmo...
tem um lado bom...
cada vez mais vai rolar
aqueles boxes irados para colecionadores e tal

e eu estou enlouquecido querendo comprar uma vitrola

;D